4 dicas simples para decorar a sala de estar...

4 dicas simples para decorar a sala de estar com personalidade e bom gosto

A sala de estar é um dos ambientes mais receptivos do lar, pois é lá que acontece aquela soacialização essencial com a família e visitas especiais. Tudo o que a gente mais quer é aproveitar todos os cantinhos da melhor maneira possível, e sem dúvidas, a decoração tem papel fundamental para deixar o ambiente ainda mais aconchegante.
A escolha certa dos móveis, artigos de decoração e até mesmo das cores deve ser bem pensada, deixando a sala ainda mais bonita e harmônica. Quer saber um passo a passo simples e fácil na hora de decorar a sala de estar? Então confira:

1° Passo: Analisar o ambiente
Antes de escolher qual será o estilo de decoração do cômodo, é importante analisar o espaço disponível no ambiente para não ter erro na hora da escolha dos móveis. Tenha em mente que se a sala for pequena, encher de móveis pode deixar o ambiente visualmente poluído.
Então pegue a trena e tire as medidas de todos os cantinhos da sala, sem esquecer das instalações, como janelas, portas e tomadas.
É importante que algumas medidas sejam seguidas para não haver problemas futuros em relação às salas decoradas, como por exemplo, um painel para TV. É fundamental que haja uma distância entre o sofá e o painel, o que pode variar em relação ao tamanho da TV.

2º Passo: definir o estilo
O estilo escolhido para salas decoradas pode variar de acordo com a preferência de cada um, tendo a opção de escolher entre alguns estilos, como por exemplo, o moderno. Salas decoradas em estilo moderno contam com móveis em cores mais neutras e em linhas mais retas, sem muitos detalhes, o que dá ao ambiente uma aparência mais sofisticada.
Salas decoradas em estilo retrô dão maior liberdade quando se deseja ousar e diferenciar nas cores e decoração. Os móveis, diferente dos modernos, são mais coloridos e contam com pés palito, o que dá todo o charme para o ambiente. O lado bom de uma decoração em estilo retrô é que não precisa necessariamente ser sóbria e seguir uma linha de similaridade.
Nas salas decoradas em estilo rústico, os móveis têm tons amadeirados que se assemelham ao campo, dando a sensação de conforto e aconchego ao ambiente. Se o desejado é um ambiente tranquilo para descansar, salas decoradas em estilo rústico são a escolha certa. Já em salas decoradas tradicionais, os móveis são mais clássicos e uma boa opção para ambientes compartilhados, para não ter erro na decoração.

3° Passo: Escolher móveis
Existem alguns móveis fundamentais para deixar as salas decoradas ainda mais bonitas, como o painel para TV, que é para onde as atenções estão voltadas em uma sala. Além disso, uma mesa de centro pode possibilitar que alguns artigos de decoração complementem o ambiente.
Se o espaço disponível é ampliado, é possível ainda escolher uma estante ou cristaleira. Caso queira inovar e deixar a sala decorada com um ar mais moderno e diferenciado, pode-se escolher um único sofá e colocar algumas poltronas coloridas para compor o ambiente de salas decoradas.

4° Passo: Decorar o ambiente
Um fator muito importante a ser levado em consideração e que diz muito sobre salas decoradas é a iluminação. Uma iluminação branca dará ao ambiente a sensação de modernidade, enquanto a escolha de uma iluminação amarela faz o ambiente parecer mais sofisticado.
É importante que os móveis sigam um mesmo padrão e estilo para compor as salas decoradas. Afinal, móveis em estilos diferentes podem dividir o ambiente e dar a sensação contrária ao que se espera, enquanto móveis iguais dão a sensação de amplitude ao ambiente. É interessante ainda investir em alguns artigos para decoração, a fim de dar o toque final às salas decoradas. Tapetes para o chão e quadros para a parede são essenciais para deixar o ambiente ainda mais bonito.


Fonte: www.lojaskd.com.br