6 dicas simples para ter uma vida mais segura na internet

6 dicas simples para ter uma vida mais segura na internet

A internet já é parte da vida de milhões de pessoas no mundo, que compartilham informações, imagens e vídeos. Mas, você sabe se a sua navegação é segura? A Cylance, fornecedora líder de soluções preventivas de segurança baseadas em inteligência artificial (IA), reuniu dicas simples e podem ajudar a manter seu computador e informações longe de hackers:

1. Certifique-se de que todos os seus dispositivos estejam atualizados para as versões mais recentes. Empresas de software e hardware lançam regularmente atualizações para corrigir vulnerabilidades de segurança.

2. Use um gerenciador de senhas que possa criar aleatoriamente senhas longas e exclusivas para cada uma de suas contas online.

3. Não clique em e-mails ou links enviados por uma pessoa ou empresa que você não conhece ou uma newsletter para a qual não se inscreveu. Uma das fraudes mais comuns é usar e-mails de phishing que induzem as pessoas a clicar em links infectados que baixam o malware em seus computadores – e, quando o sistema é infectado, os hackers podem acessar documentos, informações financeiras e pessoais, nomes de usuário, senhas, etc.

4. Suspeite de pechinchas e ofertas que você recebe por e-mail ou mensagem de texto. Os cibercriminosos usam a alta demanda por produtos e o desejo dos consumidores de economizar dinheiro como uma manobra para atrair vítimas inocentes.

5. Desconfie de sites com os quais você não está familiarizado. Prefira sites de e-commerce de boa reputação para fazer suas compras on-line.

6. Se você não estiver usando o Bluetooth do seu celular, desligue-o. Vulnerabilidades foram encontradas no Bluetooth que permitem que hackers acessem seus dispositivos sem o seu conhecimento.