Dicas de decoração para a sala de jantar

Dicas de decoração para a sala de jantar 

Já faz algum tempo que a sala de jantar deixou de ser usada apenas em datas comemorativas ou finais de semana. Se antes este era um ambiente mais restrito, hoje é um dos locais onde as pessoas mais permanecem, principalmente quando se trata de apartamentos. Por isso, a montagem deste ambiente vai muito além do que uma simples mesa com cadeiras. Objetos como tapetes, quadros, estantes, aparadores e carrinhos de bar, por exemplo, são peças que enriquecem a decoração e exercem uma função especial, deixando-a mais moderna e sofisticada.

Para tornar o ambiente mais aconchegante a escolha certa do mobiliário é essencial. Nesse momento a questão ergonômica e também de design são de grande relevância. 

Espaço do ambiente

Procurar respeitar e manter o espaço para circulação é fundamental, assim como assimilar quais formatos de móveis mais combinam com o ambiente.

A escolha dos móveis e a combinação de elementos que irão compor a sala de jantar precisa seguir um estilo e linha de raciocínio para que fiquem harmoniosos no local. Por isso, eles devem ser planejados e, de preferência, multiuso. O conforto das cadeiras também é essencial, tanto para realizar as refeições ou trabalhar em casa, quanto para ficar horas e horas conversando com seus convidados. 

Defina um estilo para a sua sala

Antes de começar a comprar os móveis e trocar as cores das paredes, reflita sobre a intenção que quer passar e de que maneira se sentiria mais confortável no ambiente. Rústico, clássico, moderno e romântico: estes são alguns dos estilos que você pode imprimir em sua sala de jantar. Comece pela parte estrutural. Quem gosta de romantismo, por exemplo, pode apostar em papeis de parede com estampas florais e tons pastéis. Já as adeptas de um visual moderno podem optar por quadros e cores vibrantes na parede, como o laranja. 

Não se esqueça dos espelhos

Para valorizar a decoração, aposte nos espelhos, que são elementos que além de criarem ilusão de um cômodo muito maior, por “duplicar” o espaço, também deixam a decoração com um visual mais sofisticado. Escolha uma das paredes e coloque o espelho de ponta a ponta. Dependendo do restante da decoração, pode até apostar em uma moldura. Ao posicioná-lo atrás de sofás ou de frente para portas e janelas, por exemplo, o efeito ampliador de seu ambiente será ainda maior. 

Espaço vertical

Explore os espaços verticais das paredes. Cômodos reduzidos pedem decorações que permitam realizar múltiplas funções. Explorar bem os cantos e paredes do cômodo irá facilitar a circulação das pessoas no ambiente e permitirão ter um melhor aproveitamento do espaço. Invista em móveis acoplados na parede que deixam o chão “livre” e também em móveis multifuncionais.

Fonte: Dicas de Decoração