Dicas para deixar o cachorro sociável

Dicas para deixar o cachorro sociável

Nem todos os donos de pets sabem como socializar cães com outros animais e seres humanos, e isso pode se tornar um grande problema, já que os animais acabam tendo seus privilégios de liberdade reduzidos para que acidentes e brigas de pets sejam evitados.  

É muito comum os cães ficarem agitados e com medo da presença de pessoas que não são do seu convívio diário, ou mesmo outros animais. Por isso, é fundamental saber como preparar o seu pet para momentos diversos.

Ações x consequências

Os cachorros costumam entender as regras a partir da associação de suas ações e as consequências que elas geram. Sendo assim, o primeiro passo é entender que seu cachorro deve ser estimulado durante o adestramento, presenteando-o com petiscos gostosos toda vez que ele fizer uma tarefa corretamente.

Conhecendo pessoas

É normal o cachorro ficar animado ao conhecer uma pessoa e a maneira que eles têm para demonstrar isso é pulando. Porém, nem todos ficam confortáveis com isso, então, você pode colocá-lo de volta ao chão, de forma gentil. Uma boa dica é usar a palavra “não” para que ele associe esse comando com o ato de parar tudo o que está fazendo.

Chega de mordidas!

Um jeito simples de fazer com que o seu filhote pare de morder é mostrar para ele que sentiu dor e se afastando dele. Diga “não” toda vez que o fato se repetir para mostrar que aquilo não é um comportamento legal e que, dessa forma, vocês não poderão mais brincar juntos.

Hora do passeio

Passear com o seu cachorro vai além de atender a uma necessidade básica. É também uma boa forma de ajudá-lo a se acostumar com o mundo fora de casa. Por isso, torne o ato de passear frequente para que ele associe a presença de outras pessoas e animais como algo comum.

É você ou ele que te leva para passear?

Apesar de parecer o contrário, nos momentos de passeio, opte por deixar a guia mais frouxa. Assim, você não o puxa, e vice-versa. É normal ele querer sair correndo ao encontrar outro animal na rua e, quando isso acontecer, segure a guia com firmeza e pare de andar. Ou ande na direção oposta. Dessa maneira, ele saberá que ao se comportar assim, ele irá mais cedo para a casa e a diversão acabará.