Estação Eucaliptos do Metrô passa a operar regularmente

Estação Eucaliptos do Metrô passa a operar regularmente

Localizada no bairro de Moema, na zona sul de São Paulo, a estação Eucaliptos da Linha 5-Lilás do Metrô já tem operado regularmente no sistema e facilitado bastante a vida de moradores e frequentadores da região.

Situada na esquina das avenidas Ibirapuera e Divino Salvador, no local foi criado um novo espaço público que se integra à Praça Nossa Senhora Aparecida, em frente ao acesso da estação principal da estação. Para tal feito, o projeto arquitetônico contemplou a inserção de elementos visuais, como aberturas cobertas com vidros, que levam a iluminação natural e ventilação do nível da rua até as plataformas.

Com mais um quilômetro de trilhos, a linha tem sido chamada de ‘Linha da Saúde’ porque, quando completa, passará por diversos centros comerciais e hospitais renomados da zona sul, como Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, Hospital Alvorada, Hospital do Servidor Público Estadual, Hospital Edmundo Vasconcelos, Hospital São Paulo, Hospital Santa Cruz, Hospital Sepaco e outros centros especializados para tratamento, como AACD, APAE e Lar São Francisco. Quando finalizada, a linha deverá ligar o Capão Redondo à Chácara Klabin.

 

Entenda a ampliação

A ampliação da linha 5-Lilás compreende a construção de 11 km e 11 estações, de Adolfo Pinheiro a Chácara Klabin, além da aquisição de 26 novos trens, implantação do moderno sistema de sinalização e controle (CBTC) em todo o ramal e a construção do pátio de manutenção Guido Caloi.
No projeto, já foi aberto e está em operação um trecho de 6,9 km com as estações Adolfo Pinheiro (inaugurada em 2014), Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin (entregue em 2017), além de Eucaliptos (aberta em 2018).

Fonte: Secretaria dos Transportes Metropolitanos