Expectativa do brasileiro cresce em relação à recuperação da economia

Expectativa do brasileiro cresce em relação à recuperação da economia 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), após um período de retração nos últimos anos, o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 1% em 2017, dando fim à maior recessão já enfrentada no país. E, para mostrar que o cenário econômico brasileiro tem melhorado, um estudo encomendado pelo Indicador de Confiança do Consumidor (ICC) constatou que a expectativa dos brasileiros aumentou de 41,9 para 43,6 pontos nos últimos 12 meses.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ressaltou em uma reunião do G-20 (grupo dos países mais ricos do mundo) que o Brasil está fazendo as reformas necessárias para que a economia do país volte a crescer ainda mais. “Houve recuperação da atividade forte em dezembro, em janeiro houve correção”, destaca. 

Economistas e analistas de mais de 100 instituições financeiras continuam a traçar um panorama positivo para a economia neste ano. Em 2018, eles esperam que a inflação atinja 3,73%, acompanhada de um avanço do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,89%. As expectativas constam do Boletim Focus, um levantamento divulgado pelo Banco Central. 

Na prática, as projeções demonstram que a economia entrou em um ciclo sustentável, de inflação sob controle e crescimento mais vigoroso. Sendo assim, as estimativas apontam para uma melhoria nas condições econômicas e, consequentemente, na vida do brasileiro. Isso porque uma inflação controlada preserva o salário das pessoas e o crescimento econômico gera mais empregos, renda e investimentos.

Fontes: Agência Brasil, Governo do Brasil e IBGE