Exposição gratuita do 23º Cultura Inglesa Festival explora o universo gamer

Exposição gratuita do 23º Cultura Inglesa Festival explora o universo gamer

A 23ª edição do Cultura Inglesa Festival apresenta mais uma exposição inédita. De 24 de maio a 16 de junho, no Centro Cultural São Paulo, a exposição imersiva “I, Game: Interpretar, Investigar, Imaginar”, convida os visitantes a brincar a partir de experiências lúdicas e interativas nas quais será possível conhecer a história, a riqueza e a inteligência existentes por trás do desenvolvimento dos videogames e sua influência na cultura pop. A programação de games ainda conta com a mostra de cinema “Heróis Britânicos”, experimentação de jogos Xbox One e Playstion 4, workshops de “Game Design: A Prática de Fazer Jogos” e “Criação de Personagens Femininas”, e o debate “Panorama e Perspectivas do Mercado de Games”.

I, Game: Interpretar, Investigar, Imaginar

Com curadoria de Flávia Gasi e Pablo Miyazawa, a exposição vem com a proposta de demonstrar como o atual momento dos videogames foi alcançado, como é criado esse mundo imaginário e a interação do indivíduo com esse universo. A exposição é dividida em três partes, inspiradas nas três relações que o indivíduo estabelece diante de cada jogo: Investigar, Interpretar e Imaginar. "Mais do que contar a história dos games, queremos falar também sobre o impacto do simples ato de jogar. Como o jogo nos causa efeitos e reações que não são percebidos, o que significa para o seu corpo e sua mente?", revela Flávia. "Os videogames representam um mundo infinito de referências e conexões. Além de contextualizar a importância atual dos videogames, a exposição também reforça o impacto inestimável do Reino Unido na maneira como jogamos hoje em dia" complementa Pablo.

Dentro de uma linha do tempo que analisa a evolução tecnológica dos games, a exposição apresenta uma coleção histórica de controles que reúne desde os utilizados nos primeiros vídeogames até os consoles mais atuais. Outra seção vai proporcionar uma amostra clara sobre os tipos de plataformas e a evolução gráfica dos videogames, com uma seleção de 25 jogos britânicos clássicos, separados por ano de lançamento. Mais informações no site: www.culturainglesasp.com.br/festival