Lavoisier esclarece dúvidas comuns sobre exames laboratoriais

Lavoisier esclarece dúvidas comuns sobre exames laboratoriais

É preciso fazer jejum para todos os exames? Pode beber água antes da coleta de sangue? O uso de medicamentos pode alterar o resultado da análise de urina? Os procedimentos preparatórios para exames laboratoriais ainda geram inúmeras dúvidas nos pacientes. 

A diretora médica de Análises Clínicas do Lavoisier Laboratório e Imagem, Monika Conchon, responde às perguntas mais frequentes:

Beber água "quebra o jejum"?
O consumo de água não interfere nos resultados da coleta de sangue, em exames que requerem jejum. Já o exame de urina não exige jejum, mas a médica alerta que o excesso de água pode alterar as taxas hormonais, devido à diluição da amostra. "Por isso recomendamos o consumo de, no máximo, 300 ml mililitros de água na noite anterior ao exame", explica Monika Conchon.

Medicamentos podem afetar os resultados de exames laboratoriais?
Alguns sim, como o paracetamol e anti-inflamatórios corticoides, que alteram os níveis de glicose no sangue. Na dúvida, a orientação é conversar com o médico e, se for o caso, avaliar a possibilidade de suspender a medicação por alguns dias. 

Bebida alcoólica e fumo podem alterar os testes?
"O ideal é não consumir bebida alcoólica de 24 a 72 horas antes da realização dos exames", recomenda Monika. Já o fumo pode elevar a concentração de substâncias como adrenalina, aldosterona, cortisol e antígeno carcinoembrionário no sangue. A especialista ressalta que o indicado é evitar fumar no mínimo três horas antes da coleta.

O jejum muito prolongado pode transformar os resultados de exames?
Um jejum superior a 16 horas causa variações nos testes de sangue. Para evitar alterações, a coleta após jejum prolongado não é recomendada.

Como deve ser coletada a urina?
Utilizar preferencialmente a primeira urina da manhã, descartando o primeiro jato para evitar a contaminação por células e secreções presentes na uretra, sobretudo se houver alguma inflamação ou infecção. Para coletar em outro horário do dia, é preciso permanecer pelo menos duas horas sem urinar, antes de recolher a amostra.