Livros de sucesso que viraram filmes

Livros de sucesso que viraram filmes

- Os Miseráveis: principal livro do escritor francês Victor Hugo, "Os Miseráveis" se passa na França do século 19 entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. Foi adaptado diversas vezes para teatro, cinema e televisão. Diferente dos musicais modernos, o filme segue a linha tradicional e a história é literalmente cantada. Foi dirigido por Tom Hooper e estrelado por Hugh Jackman, Russel Crowe, Amanda Seyfried e Helena Bonham Carter.

- Alice no País das Maravilhas: livro de gênero "nonsense", "Alice no País das Maravilhas" foi publicado por Lewis Carrol (pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson) em 1865. Inspirou diversas adaptações para o cinema, porém as mais conhecidas são da Walt Disney Studios nas versões de 1951, em animação tradicional, e de 2010, dirigida por Tim Burton e com participação de Johnny Depp.

- Olga: o filme brasileiro de 2004 foi baseado na biografia homônima (1984) escrita por Fernando Morais sobre a vida de Olga Benário Prestes, uma comunista militante alemã que veio para o Brasil na década de 1930 com o objetivo de apoiar a Intentona Comunista. Foi guarda-costas de Luís Carlos Prestes, com quem foi presa e teve uma filha. Ela foi deportada Protagonizado por Camila Morgado, foi o filme nacional mais visto em apenas um fim de semana até então. A primeira biografia sobre a vida de Olga foi escrita em 1961 por Ruth Werner.

- Cidade de Deus: dirigido por Fernando Meirelles, o filme de 2002 é baseado no romance real (1997) de Paulo Lins. A história retrata o crescimento do crime organizado na Cidade de Deus (um bairro desmembrado de Jacarépaguá, no Rio de Janeiro) da década de 1960, quando era apenas uma comunidade, até 1980. O longa foi indicado a quatro categorias no Oscar.

- Marley e Eu: "Marley e Eu" (2005) é um livro de memórias em que o jornalista americano John Grogan conta a história real de seu cachorro labrador e suas aventuras juntos. O filme, de 2008, estabeleceu um recorde nas bilheterias de Natal, arrecadando mais de US$ 14 milhões. Marley é um cão incorrigível adotado por John (Owen Wilson) e Jennifer Grogan (Jennifer Aniston) quando eles pensam em ter filhos. A adoção é ideia de um amigo de John, que diz que se eles estiverem preparados para cuidar de um cachorro, com certeza serão bons pais. Fonte: eHow