Mostra Peconheiros está em exibição no Museu da Casa Brasileira

Mostra Peconheiros está em exibição no Museu da Casa Brasileira

Para apresentar o trabalho desenvolvido pelas designers polonesas Monika Bauntsch e Dorata Kabala e pela designer brasileira Carolina Menezes junto à comunidade de Boa Vista do Acará, na Amazônia, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerido pela Sociedade Civil através da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, está exibindo a exposição ‘Peconheiros’.  
A nova mostra apresenta o projeto e as soluções que visam aumentar a segurança e o conforto dos coletores de açaí (os chamados peconheiros) na subida das palmeiras, que medem em torno de 15 metros de altura. “Durante os workshops e pelas conversas com os peconheiros percebemos que subir nas árvores sem proteção é a maneira mais rápida e eficiente de coletar açaí, além de ser uma comprovação de força física. Novas soluções podiam interessá-los, mas eles não estavam preparados para mudanças radicais. O envolvimento da comunidade no processo de design foi importante, não só pela experiência deles, mas também para compartilhar a propriedade do projeto” comenta Monika Brauntsch, da fundação Spirit of Poland.

Os peconheiros costumam subir nos açaizeiros sem proteção, com um facão acomodado no short ou entre os dentes e uma folha da palmeira ou saca enrolada nos pés. Pensando nisso, o trabalho das designers e de toda a equipe tem como objetivo melhorar as condições de segurança dos trabalhadores, por meio de equipamentos que respeitem o contexto local e as habilidades dos profissionais no dia a dia. “Durante o trabalho em Boa Vista, procuramos aplicar soluções práticas vindas da escalada, da arboricultura e do design para esportes, ao mesmo tempo que trabalhamos com materiais e técnicas locais. Isso foi crucial para possibilitar a popularização das soluções criadas”, completa Dorota Kabala, do estúdio We Design for Physical Culture.
 
Serviço:
Exposição Peconheiros
De 11/09/2018 até 14/09/2018 (de terça a domingo, das 10h00 às 18h00)

Entrada gratuita
Local: Museu da Casa Brasileira (Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano)
Tel.: (11) 3032.3727