Opções mais saudáveis para substituir o açúcar refinado

Opções mais saudáveis para substituir o açúcar refinado

O açúcar refinado pode ser um vilão para quem busca uma dieta mais equilibrada. Para essas pessoas, quanto menos industrializado melhor. Por isso, encontrar substitutos saborosos para manter o doce no dia a dia é tão importante.

O fitoterapeuta Daniel Alan Costa explica por que essa substituição é benéfica para o organismo, inclusive no controle do diabetes. “A grande questão por trás do açúcar refinado é que para ele ficar branco e fino passa por muita química o que, além de sequestrar os nutrientes, é maléfica quando acumulada em nosso corpo”.

 

Confira algumas opções de substitutos e seus benefícios:

•Alcaçuz: este é o “açúcar” de escolha da medicina chinesa, encontrada na maioria das fórmulas magistrais da Fitoterapia Chinesa. O doce de uma fonte natural segundo os chineses é tônico do corpo, nutritivo e fortalecedor dos sistemas. O sabor se aproxima muito do nosso açúcar e pode ser encontrado em pó, o que torna mais prático seu uso.

•Stevia: esta planta é simplesmente maravilhosa para esta finalidade, basta uma pequena folhinha e já é o suficiente para adoçar com a mesma eficácia com a vantagem de ser bem mais nutritiva e não conter aditivos. Atenção! Os adoçantes à base de stevia já não são recomendados por terem substâncias sintéticas acrescidas.

•Xilitol: boa opção aos amantes do sabor doce intenso, assim como o açúcar deve ser consumido com moderação.

•Baunilha: possui propriedades emenagogas, estimulantes, aromatizantes, afrodisíacas e carminativas. Rara e extremamente cara. Sua versão mais comum é a essência de baunilha, que é sintética e que traz tantos danos quanto o açúcar refinado.

•Purê de maçã: o tipo de açúcar disponível neste caso é a frutose, considerado melhor por ser mais biodisponível e mais fácil de ser sintetizado. 

•Leite de amêndoas: Antioxidante natural, previne além do diabetes, o colesterol alto e é uma excelente fonte de sais minerais.