Projeto transforma o meio urbano a partir da imaginação infantil

Projeto transforma o meio urbano a partir da imaginação infantil

Nayana Brettas, fundadora do ImaginaC, conta para o Viva Cidade como o projeto tem ajudado a transformar o meio urbano por meio da criatividade das crianças, em ações realizadas com pais e outros voluntários

“Sabe o que é o ‘C’ do ImaginaC? C de Conexão com a criança. C de Cidade para brincar. C de Criatividade”. Sonho antigo da fundadora Nayana Brettas, o ImaginaC é um programa que busca, por meio da imaginação e dos sonhos infantilinfantis, criar um grande movimento mundial de conexão com a cidade. 

“As crianças são pequenas de tamanho, mas gigantes em atitudes que humanizam as relações e as cidades”, diz. Importantes agentes de transformação, elas têm muito a nos ensinar.

Mas, como? “Ocupando as ruas por meio de ações lúdicas, dando visibilidade a sua arte, desenhos e pensamentos pintados em muros, calçadas, ruas e fachadas e promovendo intervenções para melhoria da cidade pensadas e realizadas por elas”, explica Nayana.

O ImaginaC transforma o meio urbano e ajuda a mudar a realidade de bairros violentos e degradados. É assim desde 2014, e já ocorreram diversas intervenções pelo Brasil. A mais recente foi realizada no bairro do Butantã. “Criamos muitas ações em escolas públicas e periferias, mudando calçadas, vielas e muros. Trazemos cor, alegria e vida a áreas que, antes, eram cinzas e sem propósito. Se quisermos mudar a cidade, precisamos resgatar a criança que existe dentro de nós”, afirma. O projeto conta com o apoio da Tintas Coral. 

O foguete e as criaturas fantásticas

Nayana explica como funciona a experiência: “as crianças embarcam em um foguete imaginário para descobrir o que há ao redor delas. Em seguida, conversam, compartilham experiências e aprendem a construir a cidade que sempre sonharam em ter. Em grupos, todos imaginam criaturas fantásticas com superpoderes de ajudar o bairro. Então, desembarcam do foguete e pintam o que foi imaginado”. A ação dura três horas e é coletiva: pais, crianças, voluntários.  

Futuro

Nayana tem planos para o futuro do ImaginaC: “Estamos concentrando esforços para criar kits de produtos e permitir o acesso de ainda mais crianças à plataforma”. Assim, mais gente estará apta a mudar a cidade com muita alegria e imaginação! 

Visite o site: www.imaginac.vc

Instagram e Facebook: @fogueteimaginac