“Umbigo” aborda medos e desafios que as crianças enfrentam

“Umbigo – Uma Fábula Infantil de Victor Mendes” aborda medos e desafios que as crianças enfrentam, no Sesc Interlagos

De forma divertida, a fábula infantil “Umbigo” aborda temas importantes para a aceitação dos pequenos nos grupos de amiguinhos, como a diferença e o preconceito. O espetáculo está em cartaz no teatro do Sesc Interlagos até o dia 16 de dezembro, com sessões aos domingos, sempre às 15h. O passeio é livre para todas as idades e uma oportunidade para toda a família se divertir. A entrada é gratuita!

"Umbigo" conta a história de Aderbal, um menino de 9 anos que faz uma descoberta muito importante em seu próprio corpo: Ele não tem umbigo. Desesperado após conferir uma dezena de vezes a situação da sua barriga, ele decide sair em busca de uma explicação e entender como será sua aceitação a partir de agora que é diferente dos outros. Quando ele se coloca para tomar um banho de piscina no clube, a revolução é geral e uma grande discussão acontece na sua presença. Essa situação revela os preconceitos da sociedade e Aderbal fica triste e sozinho. Com a ajuda de sua mãe Suzana, sua grande amiga Marcela, e ensinamentos antigos de seu avô, ele passa a compreender e respeitar a diferença entre os seres humanos.

Por que o umbigo? Na sociedade atual, o umbigo é o símbolo do nascimento, do parto. Aderbal não tem pai e guarda consigo um ensinamento de seu avô, que era filho de escravo, sobre preconceito. Umbigo também é tido como o lugar do ego, é comum dizermos a quem age de forma muito individualista que “está olhando somente para o próprio umbigo”. A ausência dele faz com que Aderbal tenha que olhar para todos que estão em sua volta, reconhecendo as diferenças e aprendendo a lidar com elas. 

Serviço: Espetáculo “Umbigo”, no Sesc Interlagos (Av. Manuel Alves Soares, 1100) | De 04/11 a 16/12/2018 | Tel.: (11) 5662-9500. Fonte: São Paulo Para Crianças