Você está respirando direito?

Você está respirando direito?

A respiração pode sofrer influência das emoções. O ser humano nasce respirando de forma correta (inspirando pelas narinas, enchendo os pulmões e liberando oxigênio), mas a vida agitada e estressada vai modificando esse padrão.

Existem métodos de controle da respiração que podem ajudar a monitorar e regular as inalações e exalações, contribuindo diretamente com a saúde. Confira, a seguir, as vantagens de respirar corretamente:

- Controle da ansiedade: ela aumenta a frequência respiratória, eleva a frequência cardíaca e produz mais adrenalina. A respiração profunda e lenta possibilita diminuir a frequência cardíaca e a liberação de adrenalina, acalmando o sistema nervoso e promovendo um estado de equilíbrio no organismo.

- Alívio do estresse: um estudo realizado pela Universidade Técnica de Munique mostrou que o foco atencional alivia o estresse e as emoções negativas, ativando o córtex pré-frontal. Por isso, concentrar a atenção na respiração pode favorecer o alívio de situações estressoras e emoções negativas.

- Melhora da insônia: 20 minutos de exercícios de respiração lenta antes de dormir melhora significativamente o sono.

- Redução da pressão arterial:

- Diminuição de dores lombares

- Sensação de bem-estar

Fonte: Viva Bem